quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BANDIDOS FAZEM A FARRA: MAIS DE 15 ASSALTOS POR DIA NAS RUAS DA GRANDE VITÓRIA EM JANEIRO

Guarapari é o local com maior número de casos. As ocorrências no balneário quase dobraram em relação ao ano passado

O número de assaltos em via pública no mês de janeiro é preocupante. Foram 434 ocorrências somente na Grande Vitória, o que representa mais de 15 assaltos por dia. Guarapari é o local que registrou o maior número de ocorrências, com um aumento cerca de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011 foram 72 contra 40 em 2010. Os registros foram feitos até o dia 28 de janeiro.

Os dados fornecidos com exclusividade por uma fonte para o Gazeta Online fazem parte de um levantamento parcial realizado no Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes).

Os números de Guarapari estão na contramão dos resultados de outros municípios da Grande Vitória. Vila Velha, cidade vizinha, por exemplo, registrou queda de aproximadamente 7% nas ocorrências de roubo a pessoa em via pública.

O balneário recebe boa parte dos turistas durante o verão no Espírito Santo e, com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, vê triplicar esse número durante o verão. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Dejair Lopes, reconhece que houve aumento no número de roubo a pessoas em Guarapari durante o mês de janeiro.
Ele diz que este aumento é explicado por problemas que ocasionaram um atraso no início da operação verão, que deveria ter começado nos primeiros dias do mês de janeiro, mas teve início somente no dia 15. Porém, o tenente-coronel alega que, na maioria dos roubos registrados, a Polícia Militar agiu rapidamente e prendeu os criminosos. De acordo com o comandante, a expectativa é de que nos próximos meses sejam registradas quedas nos números referentes a assaltos a pessoas no município.

Assaltos lideram ocorrências envolvendo o patrimônio

Os principais atendimentos do Ciodes no mês passado referem-se a crimes contra o patrimônio. Neste quesito o que mais se destaca é justamente o roubo a pessoas em via pública, com 434 ocorrências somente na Grande Vitória. Vila Velha é o município que lidera o número de assaltos deste tipo, com 132. Mas em comparação com janeiro de 2010 - que teve 140 assaltos - houve queda.

Outros registros que chamam a atenção são os roubos a estabelecimentos comerciais. Foram 204 ocorrências somente em janeiro de 2011 na região metropolitana. Mais uma vez Vila Velha lidera, com 64 ocorrências.

Ao todo, até o dia 28 de janeiro deste ano, 15 pessoas sofreram sequestro-relâmpago na Grande Vitória, 181 veículos foram roubados e 158 furtados.

Dois latrocínios - roubo seguido de morte - ocorreram ainda em janeiro no Espírito Santo. Em todo o ano de 2010 foram 25.

Armas apreendidas

No mesmo mês de janeiro em que a Secretaria de Estado da Segurança Pública anunciou uma bonificação para policiais militares, 148 armas foram apreendidas na Grande Vitória. A maioria, 49, em Vila Velha.

Ciodes

O diretor do Ciodes, major Nilton Rodrigues Ribeiro, informou que os números divulgados não são oficiais porque as ocorrências são auditadas pela PM ao final de cada mês, e a estatística mensal é divulgada posteriormente pelo Instituto Jones Santos Neves. 
Fonte: Gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário