domingo, 13 de fevereiro de 2011

LADO "A" E LADO "B"

Ministra se reúne com familiares de mortos na ditadura

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, marcou um encontro para o próximo dia 16 com familiares de mortos e desaparecidos na ditadura militar. A ideia é montar uma estratégia para convencer os parlamentares a aprovar o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade.
O texto, enviado ao Congresso Nacional pelo governo anterior, pretende aprofundar as investigações dos crimes cometidos durante o regime militar. Ao tomar posse como ministra, Maria do Rosário fez um apelo para que deputados e senadores aprovassem o projeto.

Além da reunião com os familiares, a ministra também está agendando um encontro com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Apesar de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ter protestado contra o projeto durante o governo anterior, ele também deve participar do encontro. Jobim era contra o texto por acreditar que ele alimentava um espírito de revanche contra os militares.
Hoje o ministro diz que aprova o projeto, desde que a comissão também apure os crimes cometidos por movimentos guerrilheiros contra o regime. Em referência a uma suposta reconciliação entre as pastas, a ministra brincou: “Engraçado dizer que vamos eu e o Jobim”.

Fonte: Vejaonline (Luciana Marques, de Brasília)

Nosso comentário:

Entendemos que se houve anistia, ela vale para todos, indistintamente dos lados que se antagonizaram. Mas se for para remexer nosso passado ao arrepio da lei de anistia, como desejam alguns revanchistas, que o façam por inteiro se quiserem parecer honestos. Não foram apenas os militares que cometeram crimes. As mortes e as torturas ocorreram em ambos os lados.
Esquecer isso equivale a renomear obrigatoriamente a tal comissão para “Comissão da Meia-Verdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário