sábado, 12 de fevereiro de 2011

PISANDO NO FREIO

Casagrande diz que terá cautela para a abertura de novos concursos


O governador Renato Casagrande (PSB) disse neste sábado (12) que, mesmo com licitações iniciadas no governo Paulo Hartung (PMDB) suspensas, a ideia é dar continuidade aos projetos. Os concursos em andamento serão mantidos, mas novas contratações serão avaliadas com cautela.

Ainda que com um cronograma diferente, as obras relacionadas às licitações do governo passado devem ser realizadas.

"A regra é darmos sequência, darmos continuidade. Pode ser que a continuidade exija que a gente espere um pouco mais. O comitê de gestão é que vai me apresentar o encontro de contas para verificarmos a necessidade de adiarmos um pouco mais ou de abrirmos as licitações e assinarmos os contratos. É uma avaliação diária que vamos fazer". O secretário de Gestão e Recursos Humanos, José Eduardo Azevedo, reforça que os projetos suspensos não serão cancelados.

"O Governo do Estado vai construir um cronograma de execução desses projetos, definindo aqueles que têm necessidade de serem executados a curto prazo e aqueles que não têm uma urgência tão grande e que podem ser feitos a médio ou longo prazo, compatibilizando o cronograma de projetos e gastos com o cronograma orçamentário de governo".

Azevedo explica que a avaliação das despesas e a cautela do governo é necessária para manter a capacidade de investimentos do Estado e que o planejamento já era uma praxe mesmo antes do governo Casagrande.

ConcursosAinda em janeiro, a administração havia anunciado a manutenção das obras e concursos em andamento e o freio em projetos novos, ao menos até o Planejamento Estratégico, que começa no próximo dia 22. Na última quarta-feira (09) o Governo Federal anunciou o corte de R$ 50 bilhões no orçamento da União e a suspensão de concursos públicos. Casagrande diz que isso não deve acontecer no Estado, embora seja cauteloso quanto à abertura de novas seleções.

"Nós ainda não realizamos nenhum concurso. Temos concursos que já haviam sido realizados e outros que já tinham edital publicado. Não paralisamos nenhum concurso. Mas qualquer concurso novo passará por uma análise do nosso comitê de gestão, que vai avaliar o percentual de gasto com a folha com a nossa receita. Isso não é só agora. Em todo o meu governo eu serei muito cauteloso porque nós precisamos garantir investimentos".

A suspensão de algumas licitações com editais lançados no ano passado por orientação do governador foi confirmada na última quarta-feira. A relação dos projetos suspensos não foi informada.

Identidade
O governador Renato Casagrande fez uma visita à Central de Atendimento Integrado ao Cidadão Faça Fácil, em Campo Grande, Cariacica, na manhã deste sábado. Ele aproveitou para fazer a segunda via da carteira de identidade. "A minha já estava muito gasta, muito velha", justificou.

Após percorrer o espaço e cumprimentar os funcionários de todos os setores do Faça Fácil, o governador sinalizou a abertura de outras centrais regionais como esta, que oferece serviços de 15 órgãos diferentes em um mesmo local. "Não podemos pensar por município, mas sim por região. Estamos estudando a possibilidade de abrirmos outras centrais como essa". O Faça Fácil foi inaugurado em setembro de 2010 e faz três mil atendimentos diários.

Os serviços mais solicitados são: solicitação da carteira de identidade, solicitação da carteira de trabalho, solicitação do CPF, atendimento no Banestes Mais Fácil, na EDP Escelsa e na Cesan. A central funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados de 8h às 13h. O Faça Fácil está localizado em frente ao Terminal de Campo Grande.

Fonte: Gazetaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário