terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

REESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

Segundo informações que correm entre os policiais, o Governo, por meio da Sesp, e a cúpula da Polícia Civil estariam desenvolvendo um projeto de reestruturação da Instituição.
De acordo com uma vertente dessas informações, que se procedentes estão sendo mantidas sob o conhecimento de poucos, a Sesp estuda a criação de um cargo único na Polícia Civil capixaba, reunindo todos os cargos policiais num cargo só, exceto o cargo de delegado.

Já outra vertente de informações afirma que o Governo estuda a criação de um cargo único para a Polícia Técnica (perito Papiloscópico, perito criminal e criminal especial, perito bioquímico e médico legista) e outro cargo único envolvendo investigadores, agentes e escrivães. O cargo de delegado continuaria também da mesma forma.
Enfim, ninguém sabe se são procedentes. Segundo essas informações, alguns delegados é que estariam auxiliando a Sesp a criar essa reestruturação. Se procedentes também, um erro que se comete, pois as categorias deveriam ser envolvidas no processo, democratizando-o.
E há informação de todo tipo sendo difundida entre os policiais, causando preocupação. Por exemplo: seria criado um cargo único novo, mas os atuais ocupantes permaneceriam nos cargos em que se encontram até a aposentadoria. Somente quem ingressar na Instituição após a criação é que ocuparia o novo cargo. Informações que somente causam preocupações entre os policiais e em nada contribuem para a segurança dos capixabas.
Mantendo a linha anterior, o Governo atual ainda não chamou conjuntamente para a mesa de negociações as Entidades representativas dos policiais, o que tem feito notícias de todo tipo correrem para todas as direções.
Pretender fazer segurança pública sem o envolvimento dos policiais leva a caminhos mais do que conhecidos, ocasionando o desânimo total e o desinteresse das categorias. O envolvimento dos policiais nas políticas de segurança deve ser tido como fator primordial para o sucesso de qualquer plano de segurança. E de qualquer governo, nessa área. Ainda mais quando se trata de restruturação de toda a Instituição.
CARREIRA ÚNICA
A luta nacional dos policiais é pela CARREIRA ÚNICA! Isso não se confunde com cargo único! O Governo não pode confundir, se é que está confundindo, carreira única com cargo único.
Os objetivos dos policiais, tanto civis quanto federais, é a criação de uma carreira em que os policiais entrariam no primeiro degrau, podendo atingir o cargo máximo das Polícias – delegado chefe. Todos poderiam atingir os cargos máximos, sob critérios pré-estabelecidos, havendo uma progressão permanente ao longo da carreira que, como dito, seria única.
As categorias estão aguardando a movimentação do Governo, ansiosas para participarem dos debates, democratizando a participação nessa questão.
O Governador Renato Casagrande não pode perder a oportunidade de fazer diferente, convocando os policiais para participarem ativamente dessa possível reestruturação, deixando de lado posições de governos passados que nem sequer tentaram construir uma política de segurança envolvendo o Governo, os policiais e a sociedade.
Política de segurança feita por poucos tende a se transformar em insatisfação! A segurança dos capixabas está aí como prova!

Fonte: site da Associação dos Peritos Papiloscópicos do ES (APPES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário