quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TERRA DE NINGUÉM

Cansado de assaltos, mais um comerciante fecha as portas na Serra.

Desde agosto do ano passado ocorreram sete assaltos apenas em uma padaria. Todos a mão armada, feito em duplas e em plena luz do dia.


Desistir do próprio negócio. Essa tem sido a conclusão de comerciantes da Serra por causa da ação de criminosos no município. No final do ano passado, depois de quase 40 assaltos, o proprietário de uma loja de rações, em Carapina, decidiu fechar o estabelecimento. O mesmo problema vive agora um casal de comerciantes de Jardim Limoeiro, que não aguenta mais assaltos em sua padaria. Um dia depois do último roubo os donos resolveram fechar as portas.

O atendimento foi suspenso nesta quarta-feira (16), na padaria Bom Sabor. Marluce Maturana, 28 anos, e Fábio Soyer, 24, devem reabrir o estabelecimento nos próximos dias. Porém, a vontade seria de fechar o comércio, segundo o rapaz. "Fechamos hoje (quarta) por causa do assalto de ontem (terça). É mais por causa do trauma que fica. Nossa motivação disso também foi de mostrar a todo mundo nossa indignação", reclamou Fábio.

Desde agosto do ano passado foram sete assaltos. Todos a mão armada, feito em duplas, em plena luz do dia e com ameaças de morte. Em alguns deles até os clientes foram rendidos e intimidados por armas de fogo.

A situação neste mês de fevereiro se tornou mais insustentável ainda porque foram quatro roubos nos últimos 15 dias. A padaria está aberta há 10 meses. O casal informou que os assaltantes levam de tudo, até guloseimas. Em um dos assaltos, no dia 23 de dezembro do ano passado, os bandidos atacaram quando Marluce havia acabado de pagar um fornecedor de bebidas. Sem dinheiro, a vítima teve de ceder produtos da loja.

"Foram vários produtos do caixa. Balas, chocolates e outras coisas assim, além de refrigerantes. Eles saíram daqui me desejando Feliz Natal. Do lado de fora, na calçada, quando estavam fugindo, eles disseram que iriam voltar. E avisaram para eu não fazer nenhuma gracinha, caso contrário iriam me matar", lembra Marluce.

Os assaltantes seriam sempre as mesmas pessoas, segundo as vítimas. Morenos, altos, magros e aparentando ter entre 20 e 25 anos de idade. Outra vítima de constantes assaltos é o comerciante Edson Mataveli, 55 anos. Ele foi proprietário da loja Edinho Rações, em Carapina. Local que foi atacado 36 vezes por assaltantes e arrombadores, de acordo com a vítima. Edson, conhecido como Edinho, ainda está recolhendo alguns produtos que ficaram no estabelecimento, fechado no dia 15 de setembro do ano passado.

"Vou embora. Não aguento mais isso aqui. Trabalhei muito tempo e infelizmente não consegui vencer os vagabundos", lamentou. A loja de Edson ficou aberta por um período de três anos. A respeito da insegurança na Rua Belo Horizonte, em Jardim Limoeiro, onde fica a padaria atacada por assaltantes, a assessoria de comunicação da PM orienta a comerciantes e moradores procurarem a companhia da corporação que faz os patrulhamentos no bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário