segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

TÍMIDA REAÇÃO

Ministra de Direitos Humanos pede afastamento de policiais que despiram escrivã à força

Brasília/DF A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, acompanhou as imagens divulgadas pela Band de uma escrivã despida à força por policiais de São Paulo, durante uma revista à procura de uma suposta propina. Ela defende o afastamento imediato dos policiais que aparecem no vídeo.
Em entrevista à BandNews FM, Maria do Rosário diz que o vídeo não deixa dúvidas de que houve abuso por parte dos policiais.

Segundo ela, a Secretaria prepara uma nota que será encaminhada à Polícia e ao governo de São Paulo pedindo punição exemplar ao envolvidos.
Alckmin cobra explicações sobre caso de escrivã revistada à forçaMesmo com o caso encerrado pela Corregedoria e pelo Judiciário, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mandou investigar as imagens de uma escrivã algemada e revistada por policiais masculinos, em uma delegacia na zona sul de São Paulo. As cenas são de junho de 2009 e foram divulgadas com exclusividade nesta sexta-feira (18), no Jornal da Band.
A escrivã, acusada de receber propina, é despida na frente de colegas. Ser revistada por uma pessoa do sexo feminino é direito garantido por lei à mulher.
A Corregedora ressalta que as gravações não foram mantidas em sigilo e faziam parte dos processos. Mas um despacho da própria Corregedoria, de janeiro de 2010, mostra que o delegado que presidia o inquérito decidiu que o áudio da filmagem não era de interesse para a investigação. As imagens também não constam no processo judicial contra a policial expulsa.
A ex-escrivã responde a processo criminal por concussão, que é a corrupção praticada por funcionário público. Já o processo por abuso de autoridade contra os delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves foi arquivado. Tanto o Ministério Público, quanto a Justiça, consideraram legal a ação dos policiais da Corregedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário