sábado, 30 de julho de 2011

BRASIL: O PAÍS DAS PIADAS TRISTES

Acidente com linha de cerol


Motos terão de instalar antena contra cerol


Medida quer evitar acidentes e mortes

A partir da próxima quinta-feira, motofretistas e mototaxistas terão de usar dispositivos protetores de pernas (os populares "mata-cachorro") e antenas "aparadoras de linha" para evitar que pipas com cerol provoquem acidente. A obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança foi determinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No entanto, Estados já estão pedindo o adiamento deste prazo.



Em junho e agosto do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou duas resoluções para disciplinar os requisitos para um profissional atuar como motofretistas e os dispositivos de segurança obrigatórios. Elas entrariam em vigor em um ano, prazo no qual os Estados deveriam se ajustar. O órgão nacional agora afirma que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) estão solicitando mais tempo, pois não conseguiram se adequar às novas regras, principalmente à que determina cursos de formação para os condutores.



A legislação passou a prever um curso com carga horária de 30 horas. Os candidatos terão aulas, por exemplo, de ética, cidadania e gestão de riscos de acidentes (guiar com chuva, posicionamento na via). A decisão sobre a data será anunciada na próxima semana.

Fonte: GazetaOnline


Comentário: realmente é uma piada o nosso País. Todos sabem que as linhas com cerol são proibidas, bem como a venda desse preparado pelos comerciantes de última categoria. Porém, como não há fiscalização efetiva, conclusão a qual se chega diante da inexistência de vendedores ou usuários de cerol autuados confrontada com o grande número de acidentes provocados pelo fio mortal, o Estado tomou o caminho da solução preguiçosa: obrigar o uso de um artefato protetor - a antena - pelos motociclistas, suas principais vítimas. Medida que, afinal, não vai dar em nenhum resultado que preste, pois do mesmo modo que não se fiscaliza os criminosos vendedores de cerol, acontecerá igual com a obrigatoriedade do uso das antenas. Mas pelo menos dá a impressão de que o Poder Público faz alguma coisa...

Prosseguindo em tal filosofia administrativa, brevemente teremos leis que nos obriguem a instalar grades em nossas casas e vidros à prova de bala em nossos carros, não demorando muito para chegar o tempo em será considerado crime o cidadão sair às ruas sem o seu colete à prova de balas para se salvar dos tiroteios em via pública. 


Os valores estão mesmo invertidos nesta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário