terça-feira, 29 de novembro de 2011

ACREDITA-SE NO GOVERNO OU NA REALIDADE DAS RUAS?

Secretário reconhece que houve falha nos dados do Espírito Santo sobre homicídios

Tiago Félix
Rádio CBN Vitória (93,5 FM 1.250 AM) tfernandes@redegazeta.com.br
foto: Edson Chagas - GZ
Herkenhoff
Herkenhoff
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Henrique Herkenhoff, explicou nesta sexta-feira (25), que houve uma falha nos dados divulgados pelo Anúario Brasileiro de Segurança Pública 2011, que mostra queda de 28,5% no número de homicídios em 2010 no Espírito Santo. Ele garantiu que até o final do ano os dados serão enviados corretamente à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
 
"Foi uma falha, que já mandamos corrigir. Simplesmente nem todo mundo preencheu os formulários. Entendo que deveria ter sido exigido com mais rigor esse trabalho, para a informação ser concreta", disse o secretário. 

O Anúario Brasileiro de Segurança Pública 2011 revelou que o Espírito Santo registrou 551 homicídios dolosos em 2010, enquanto em 2009 foram 765 assassinatos. Mas, essa informação é baseada em 59% dos dados passados para a Senasp. "Esses dados estão sendo recuperados e acredito que até o final do ano, eles serão encaminhados a Senasp", frisou  Herkenhoff. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), 2.034 homicídios foram registrados em 2009. Já em 2010 foram 1.840 assassinatos, tendo uma redução de um ano para o outro de 9,4%. Em 2011, até nesta quinta-feira, (23), o Estado já registrou 1.520 homicídios. 

O secretário acredita que os dados não foram encaminhados corretamente porque algumas delegacias do interior do Estado ainda não foram informatizadas. 

O chefe da Polícia Civil do Estado, Joel Lyrio, também reconheceu a falha nos dados do Anúario, e garante que 90% das delegacias do Espírito Santo serão informatizadas até 2012. "A intenção é que neste governo todas as delegacias terão obrigatoriamente internet. Avançamos muito em 2011 e colocamos em 30 delegacias. Até o ano que vem 90% das delegacias vão ter internet", garantiu Lyrio. 


APOSENTADORIA ESPECIAL NO TCES

Reunião com o relator


APOSENTADORIA ESPECIAL: JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CONTAS (ACOMPANHE A VERDADE SOBRE OS FATOS)

O Relator da aposentadoria especial dos policiais civis com integralidade e paridade, Conselheiro do Tribunal de Contas Carlos Hanna, não colocou em julgamento o pedido formulado pelas Entidades de Classe dos Policiais Civis, adiando a votação que seria realizada nesta terça-feira (29/11).

A Associação dos Peritos Papiloscópicos – APPES, o Sindicato dos Investigadores – SINPOL e a Associação dos Policiais Civis – APCES estiveram reunidos com o Relator logo depois do final dos julgamentos do dia no TC, intercedendo em favor dos policiais civis, que estão sendo altamente prejudicados com o grave problema do não reconhecimento pleno da aposentadoria especial da categoria com integralidade e paridade.

Ao contrário do que vem sendo divulgado na internet por gente sem qualquer compromisso com os policiais civis, que só aparece para sair em fotos, nada tendo feito em prol da aposentadoria da categoria, o julgamento não deve ocorrer na próxima quinta-feira (01/12). Não deve ocorrer porque o Relator precisa observar o Regimento Interno do TC, fundamentando corretamente sua decisão, e a posição mais favorável para os policiais é que o pedido formulado seja acatado como Estudo de Caso, e não como Consulta.

CONVITE