sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

INVESTIGADORES APROVADOS EM CONCURSO ESPERAM CUMPRIMENTO DE DECISÃO DO STF

Um grupo de aprovados em um concurso para investigador de Polícia Civil realizado em 1993, e que deveria ser republicado, abriu diálogo com o governo do Estado na intenção de conseguir a nomeação. Existe uma decisão transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a nova publicação do edital que contemplou os aprovados e a imediata nomeação deles.



Os candidatos aprovados nesse concurso estão conversando com o governador Renato Casagrande (PSB) e em contato com a Procuradoria Geral do Estado para que seja homologado o concurso, já que os candidatos que têm o direito à nomeação passaram até mesmo pela Academia de Polícia (Acadepol) e não foram chamados para assumir os cargos.

A nomeação pode representar uma economia para o governo do Estado, já que não se gastaria mais com treinamento, pois os candidatos passaram por ele. Além disso, somente a nomeação dos candidatos que têm direito a assumir o cargo acarretaria a perda do objeto de cerca de 80 processos judiciais contra o Estado. Nomear os investigadores, como determinou o STF, também pode até mesmo gerar economia na contratação de novo concurso público para o cargo.

Os candidatos aprovados estão dialogando com o governo para que seja cumprida a decisão do STF. Para eles, é primordial que a nomeação saia e eles possam atuar nas delegacias que hoje estão fechadas. Seria uma possibilidade também de desvendar crimes sem solução, já que o número reduzido de profissionais impossibilita a elucidação dos delitos, uma vez que crimes diferentes podem ter o mesmo autor, e com o escasso número de investigadores, as investigações acabam prejudicadas.

Eles ainda querem que a atuação nas delegacias sejam mais eficientes, já que não basta abrir novas delegacias se o efetivo ainda é insuficiente para mantê-las abertas, principalmente em regiões que necessitam de aparato investigativo.

Livia Francez/Século Diário






Nenhum comentário:

Postar um comentário