quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DESABAFO DO INVESTIGADOR



Pimenta nos olhos dos outros é refresco



A Polícia Civil capixaba está passando por uma grave crise de gestão. Lamentavelmente, temos observado que alguns Delegados, buscando cumprir suas metas, têm utilizado o desvio de função de forma irresponsável e, principalmente, de forma ilegal.


 Contrariando a legislação, delegados escalam funcionários de prefeitura, estagiários, facilitadores, Escrivães, Peritos e Agentes para desempenhar papel de Investigador e assim seguem como produtores de ilegalidade. No entanto, quando ocorre com eles, os delegados geralmente não aceitam tal desvio. Como dizem os humoristas, "desvio no cargo deles não pooooode". Mas, com outras categorias não há problemas.
Muitos delegados se dizem nossos amigos, mas que amigos são esses que não valorizam a função do "amigo" e, sorrateiramente, alimentam uma ilegalidade que tem a clara intenção de desvalorizar nossas atribuições? Subjetivamente querem deixar claro que qualquer pessoa pode desempenhar nossas funções que são descritas em lei. Para desempenhá-las tivemos que primeiro passar em um concurso público e freqüentar as aulas na Academia de Polícia para, então, sermos habilitados para desempenhar a função de Peritos em Investigação.
O desvio de função que a chefia e alguns delegados alimentam é uma praga que deve ser combatida na administração pública, pois tal fato traz grande desmotivação, conflitos internos e, o que é mais danoso, prejudica a qualidade do serviço prestado à sociedade.
Quando produzem tal desvio os delegados querem dizer para os Investigadores que qualquer um pode fazer sua função, que você não vale o que recebe, que sua função não é importante e informa ao governo que o salário que recebemos é um desperdício, pois eles tentam provar que qualquer pessoa pode realizar nossas funções.
Ao alimentar o desvio de função os delegados fomentam uma intriga entre as categorias e enquanto Investigadores e Agentes discutem eles permanecem deitados em berço esplêndido, no ar condicionado, procurando status e promoção às nossas costas. Se não pararmos para refletir, caminharemos unidos para o caixão, envolvidos em uma situação que traz transtornos imensuráveis.
Reflitamos! Os delegados falaram para os agentes que eles podem investigar, porém o cargo de Agente é de nível médio e o salário é inferior. Na legislação que estabelece as funções do Agente de Polícia não está expressa a função de Investigação, como ocorre no caso do Investigador de Polícia que tem ainda o cargo de nível superior. A Constituição Federal veda o fato de que dois cargos com mesma função recebam salários diferentes. Então, fica a minha indagação: Por que os companheiros Agentes de Polícia não cobram na justiça o direito de receber o salário dos Investigadores? Coloco-me à disposição para testemunhar que o governo, através dos delegados, alimenta o desvio e, com isso, partindo do princípio da isonomia, os Agentes devem receber os mesmos salários aplicados ao cargo de Investigador.
O que não podemos aceitar é que os Agentes continuem a tentar realizar nossas funções recebendo salários inferiores ao nosso, pois nesse caso estaríamos sendo desvalorizados. Fica até engraçado porque podemos ajudar a socorrer o afogado,o que não pode é que ele tente nos afogar também.
Enquanto isso os delegados continuam no camarote vendo nossa guerra insana. A pimenta tem que arder nos olhos de quem desrespeita a legislação e, com certeza, vai sofrer as devidas ações de improbidade administrativa que estamos preparando para corrigir os abusos cometidos.
É importante ressaltar que existem delegados que não pactuam com tais narrativas desse texto e a esses delegados devemos parabenizar pois desempenham um trabalho sério e demonstram compromisso com a qualidade do serviço prestado à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário