quarta-feira, 20 de abril de 2011

SUCURSAL DO SUS

Cias: entraram na fila quando ainda eram crianças...

Confusão, demora no atendimento e até queixa na Polícia contra o Cias em Vitória

 

 

 

 

Revoltada com a demora de duas horas, uma mãe ligou para polícia e foi orientada a prestar queixa no DPJ da capital


Confusão, pais inconformados e muita, muita demora no atendimento pediátrico. A cena descrita até parece um dia de caos em algumas unidades públicas de saúde. No entanto, a demora superior a duas horas por uma consulta médica aconteceu no Centro Integrado de Assistência à Saúde da Unimed (Cias), na tarde desta terça (19). Uma mãe chegou a prestar queixa no Departamento de Polícia Judiciária de Vitória (DPJ).

A representante de vendas Carina Cavati Soares contou que a filha de 13 anos estava com muita febre e dor de ouvido. Assim como ela, outras crianças também apresentavam quadro de febre alta. Segundo Carina, as atendentes da recepção alegaram que os médicos pediatras estavam em horário de almoço.

Inconformada com a justificativa, Carina então pediu um comprovante que indicasse a hora em que ela passou o cartão de saúde, para ter como prova da demora no atendimento. O pedido foi negado. Ela então ligou para polícia e foi orientada a prestar queixa no DPJ da capital.

"É revoltante. Me senti em um hospital público hoje. A gente paga caro para ter um plano de saúde e é isso que recebemos. Minha filha queimando em febre e nenhum médico para atender. Esperar mais de duas horas por uma consulta é vergonhoso", disse a mãe.

Assim como Carina, outras mães também passaram pela mesma situação. O pronto-socorro pediátrico do Cias estava lotado na tarde desta terça. A filha da representante só foi atendida duas horas e vinte minutos depois de ter dado entrada na unidade. A febre, segunda a mãe, é em decorrência de uma infecção no ouvido.

A Unimed Vitória informou, por meio de nota, que preza pela prestação de um serviço de qualidade aos seus clientes e esclarece que não há interrupção no atendimento médico no horário de almoço. Nos últimos dias, houve crescimento significativo de demanda, em virtude de fatores como o aumento no número de atendimentos em mais de 100 pacientes, por dia, com casos de dengue, conjuntivite e bronquiolite, o que influenciou o tempo de espera. A cooperativa informa ainda que, a partir do próximo mês, será implantado no pronto socorro de pediatria o sistema de Estratificação de Risco, já existente no PS adulto, para agilizar ainda mais o atendimento.

Fonte: GazetaOnline

Comentário: como sempre, um monte de desculpas esfarrapadas para tentar justificar o injustificável àqueles que deixam mensalmente boa parte de seus salários nos gordos cofres das operadoras de planos de saúde. Não dá para engolir tamanho cinismo com a afirmação de que "nos últimos dias"  a demanda cresceu. Ora, a demanda já vem alta há muito tempo, pois os numerosos casos de dengue, conjuntivite e doenças respiratórias são uma constante na rotina dos pronto-atendimentos infantis durante o ano inteiro, não havendo nada de atípico no movimento do presente período. E a Unimed vem dizer que foi pega de surpresa? Pior: fechou sua desculpa com a chave de ouro da pouca vergonha ao dizer que vai implantar um sistema para "agilizar ainda mais o atendimento". Dizer que vai agilizar ainda mais pressupõe um atendimento que já tem, originalmente, alguma rapidez. Mas a realidade dos que esperam por horas e horas nas filas é bem outra. Se o poder público não interferir nesse caso, protegendo o cidadão que paga plano de saúde, corre o risco de ver a debandada dessas pessoas para o SUS a partir do momento em que ambos apresentarem o mesmo nível de qualidade. Falta pouco.

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