segunda-feira, 9 de maio de 2011

MÁ COMPANHIA

Em agenda discreta, Dilma recebe Hugo Chávez em Brasília

A presidente Dilma Rousseff recebe nesta terça-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, numa recepção mais discreta e reservada, no Palácio da Alvorada.
Os dois mandatários assinam pela manhã, no Palácio do Planalto, 17 acordos de cooperação e, logo depois, seguem para o Alvorada.

O almoço mais privativo, apenas com a delegação da Venezuela e autoridades do governo brasileiro, foi pedido por Dilma. Segundo assessores, o objetivo é tornar o encontro mais informal e mostrar um relacionamento mais próximo com o colega sul-americano.
Nas recentes visitas de Estado dos presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Alemanha, Christian Wulff, o governo brasileiro ofereceu o tradicional almoço no Itamaraty, mais formal e com a presença de cerca de 200 convidados. No Alvorada, a expectativa é de cerca de 30 pessoas.
Chávez, que esteve na posse de Dilma, mas não teve encontro bilateral na ocasião, fará nesta terça-feira uma reunião de trabalho para discutir temas de interesse dos dois países.
Para a Venezuela, um dos acordos mais importantes trata da criação de um plano de trabalho para aumentar investimentos da construção civil brasileira no país.
A intenção é facilitar a prestação de serviços e a venda de insumos do Brasil para o programa social que combate o deficit habitacional na Venezuela, agravado pelas fortes chuvas do início do ano.
Áreas como o setor agrícola e energético também estão contempladas nos acordos.
Sem ter com Dilma a proximidade que tinha com Lula, Chávez mostra desde a campanha seu apreço pela colega brasileira. Durante a disputa eleitoral, ele chegou a afirmar que a vitória da oposição no Brasil "seria nefasto para a América Latina".
O presidente venezuelano cancelou uma palestra que faria na UnB (Universidade de Brasília) para atender, segundo assessores, um pedido do presidente do Equador, Rafael Correa, de antecipar sua chegada ao país, para onde viaja ainda nesta terça.

Da FolhaOnline


Em tempo: a Presidência venezuelana anunciou em sua conta oficial no Twitter que o presidente Hugo Chávez cancelou sua viagem ao Brasil, Equador e Cuba por causa de uma infecção no joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário