terça-feira, 29 de março de 2011

HERANÇA DEIXADA POR PAULINHO MASMORRA

PH não resolveu isso, mas enganou algum tempo.

Superlotado e com estrutura danificada: DPJ de Linhares em situação crítica

Desde que foi inaugurada, há 21 anos, a delegacia de Linhares não passa por uma reforma. Situação é definida por policiais civis como insustentável

Quem passa e vê a fachada do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, não percebe a estrutura antiga e danificada, infiltrações e buracos nas paredes,  além da superlotação de detidos na cela. Policiais civis do município definem a situação da delegacia como "insustentável".

Há 30 presos na única cela da delegacia, projetada, segundo o delegado Sérgio Nogueira, para comportar apenas 10 pessoas. Além disso, os detentos não recebem banho de sol nem visitação, direitos que são garantidos pela Lei de Execuções Penais. "O DPJ não tem estrutura para dar esses confortos aos presos", justifica o delegado.

Segundo o delegado, os presos devem ser transferido do DPJ para um Centro de Detenção Provisória (CDP) em um dia ou menos, mas na delegacia de Linhares, o prazo não é menor que três semanas, o que contribui para a superlotação no local.

Além disso, por não haver banheiro para os presos no DPJ de Linhares, eles têm de fazer suas necessidades em embalagens plásticas e jogá-las pela janela, conforme o delegado. "A nossa situação é terrível, insustentável, subumana", reclama Sérgio Nogueira.

Estrutura

A delegacia também tem paredes rachadas e descascadas, com infiltrações e caindo aos pedaços e algumas grades da cela já estão seriamente danificadas. Há infiltrações, encanamentos e fios elétricos à mostra e muito lixo no chão.

De acordo com o delegado Sérgio Nogueira, o DPJ de Linhares foi inaugurado em 1990, isto é, 21 anos atrás, e ele afirma que o estabelecimento nunca foi reformado. "Algo tem de ser feito imediatamente sobre a situação para garantir a segurança dos detentos, dos funcionários e dos moradores do município de Linhares", adverte o delegado.

Segundo o chefe da polícia Civil do Estado, Joel Lyrio, uma área está sendo providenciada em Linhares para a construção do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ), que terá um novo padrão de atendimento, nova identidade visual e estrutura de informação.

Sobre a superlotação, Joel afirma que, devido às operações policiais realizadas na cidade, a quantidade de detentos, consequentemente, aumenta, mas que a inauguração da unidade prisional de São Mateus trará maior número de vagas para atender à demanda.
Gustavo Pereira, do site GazetaOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário